quarta-feira, 27 de abril de 2011

Realidade Aumentada ( RA ) no Jornalismo

Realidade Aumentada ( RA ) é uma linha de pesquisa dentro da computação gráfica que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Esta realidade aos poucos está chegando aos nossos jornais. O Estadão inovou realizando uma reportagem que ultrapassou o limite do papel impresso tomando forma nas telas de computador. A notícia publicada falava sobre os 120 anos da Torre Eiffel, e para dar ainda mais enfânse a esta matéria o jornal impresso fez uso da realidade aumentada para criar uma réplica 3D da Torre Eiffel no monitor. Trata-se portanto de uma interação entre leitor, jornal impresso e site de notícias.

Com o jornal em mãos o leitor bastava o leitor acessar e página interativa e mostrar o símbolo impresso no papel jornal diante da webcam para ver uma Torre Eiffel 3D na tela do computador. Sendo possível também movimentar o símbolo diante da câmera a ponto de ver a torre por cima ou por baixo.

O experimento do Estadão demonstra o potencial da realidade aumentada para o jornalismo. É a possibilidade de uma nova fonte de informações na junção do impresso com o online. A criação de infográficos 3D já é uma possibilidade pois a realidade aumentada permite a movimentação de imagens virtuais através do tempo.

Uma ferramenta a mais para complementar a informação. E uma possível ponte de ligação entre duas formas de jornalismo que não precisam entrar em conflito.

Fonte:http://focamais.wordpress.com/2009/03/30/estadao-usa-realidade-aumentada-para-interagir-jornal-impresso-e-site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário