quarta-feira, 20 de abril de 2011

País terá 1 computador para cada 2 pessoas em 2012


O Brasil terá a marca de um computador pessoal para cada dois habitantes no primeiro trimestre de 2012.De acordo com a 22º Pesquisa Anual do Uso de Informática, divulgada nesta terça feira, 19, pela fundação Getúlio Vargas (FGV). "Essa proporção era esperada, mas mais para adiante. No entanto, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revisou o número de pessoas no País, a relação de um computador a cada dois habitantes já vai acontecer no início do próximo ano", disse o coordenador da pesquisa, Fernando Meirelles, professor da FGV.

De acordo com o levantamento atualmente há 85 milhões de computadores em uso no país. Levando-se em conta os ambientes domésticos e de trabalho. No ano passado 14,6 milhões de PCs foram vendidos, ou seja, um a cada dois segundos. "Em três anos de 2007 a 2010, dobrou o total de computadores no país", afirmou Meirelles.

Segundo o especialista a associação de três fatores podem ajudar a explicar esses números. Em primeiro lugar a queda do custo do equipamento. Em segundo lugar o aumento do poder aquisivo no Brasil junto com os contínuos investimentos em tecnologias por parte das empresas. E por fim, abordou o que ele chama de "percepção de utilidade", hoje até dá para viver sem computadores, mas a pessoa vai passar perrengue.

A pesquisa mostra que o Brasil possui 44 computadores a cada 100 grupos de habitantes, o que coloca o País acima da média mundial, que é de 36 PCs a cada 100 habitantes. Apesar disso observa-se que há um grande potencial de crescimento nesse mercado, pois o levantamento aponta que nos Estados Unidos são 106 computadores a cada grupo de 100 habitantes. A tendência de acordo com o levantamento é de que o Brasil atinja 140 milhões de PCs em 2014.

Informações Estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário