Segundo Bruno Rodrigues, autor do livro 'Webwriting' é um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.Esta “distribuição” faz–se, por exemplo, pelas diversas camadas de um site, sendo a primeira camada a primeira página e, a segunda camada, as páginas que surgem a partir dos itens do menu principal – e assim por diante. E por que “ambientes digitais”? Em webwriting, o campo de ação são intranets, CDs–ROM, wireless, e não apenas sites internet.
Mas Webwriting não tem nada a ver com "redação online". Em webwriting, a preocupação é com a informação como um todo, seja ela ícone, foto, filme, som e, claro, texto. Desta forma, o texto é visto, em ambientes multimídia, como um dos elementos da informação digital. Traduzir webwriting como redação online não só é um erro, como também restringe uma área que tem um poder de fogo muito mais amplo.
Não podemos confundir Jornalismo online com webwriting de acordo com Bruno Rodrigues jornalismo online é o “ramo” do webwriting dedicado à produção de informação “noticiosa” online. Quem lida com jornalismo online são as versões para internet de veículos noticiosos impressos, por exemplo. Os profissionais que produzem conteúdo informativo para sites internet e intranets de empresas dedicam–se a informações institucionais, e este trabalho é chamado de webwriting corporativo – e não jornalismo online.
Jakob Nielsen é considerado o "pai" do webwriting. pois ele que ajudou a desenvolver, a usabilidade. Em março de 1997, publicou em seu site – www.useit.com – o resultado da aplicação de testes voltados para o comportamento do texto no ambiente online. Ao provar que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web, ele chamou a atenção para a necessidade de estudo e dedicação à área da informação digital.
http://webinsider.uol.com.br/2005/03/06/o-que-e-webwriting/
Nenhum comentário:
Postar um comentário